Apresentação

Atualmente observa-se que a demanda por um profissional consciente da “nova” odontologia é cada vez maior. Essa consciência deve ser introduzida ainda na Universidade, para que possa ser ampliada e continuada para toda sociedade.     
         Esta odontologia requer profissionais que  discutam e problematizem o SUS com capacidade de planejar, gerenciar, avaliar, intersetorializar projetos e ações e, principalmente, articular como profissional- paciente numa perspectiva generalista-humanista.
        É fundamental que os alunos não saiam da graduação somente com a mentalidade curativista que muitos têm quando iniciam seu curso. A visão de atenção básica e integralidade devem nortear os discentes da Odontologia desta Universidade.
         Para se enquadrar neste perfil, a disciplina de OSP I  objetiva desenvolver a reflexão e motivar os acadêmicos para que tenham uma abordagem educacional e equilibrada entre o tecnicismo e a humanização, tornando-os idealizadores da integralidade. 
        “A educação dos profissionais de saúde deve ser orientada para os problemas da sociedade, com ênfase especial à comunidade situada em seu entorno imediato. O currículo deve enfatizar o desenvolvimento do raciocínio e da capacidade de continuar aprendendo, bem como a aquisição de competências para o exercício profissional, no qual a autonomia e a percepção de sua responsabilidade social fazem parte da avaliação de seu desempenho.”

(Chaves, 1996)